As consequências e eficiência de uma crítica dependem da maneira como a
encaramos. Veja como lidar com ela para que seja útil e melhore o seu
trabalho
Devemos fazer críticas com muito cuidado, já que elas podem facilmente ser entendidas como ofensas. O objetivo de qualquer crítica sempre deve ser a eficiência e qualidade de um trabalho,
e nunca a opinião pessoal sobre determinado assunto ou resultado. Ela
pode ser feita para motivar e para que as pessoas sejam mais proativas e
eficientes.
Algumas coisas devem ser consideradas quando fazemos uma crítica ou oferecemos feedback. Primeiramente, você deve ter em mente que suas palavras devem ser usadas para construir e não para destruir. Ao criticar, não se deve apenas apontar os erros ou defeitos da pessoa, mas buscar a melhora no trabalho de toda a equipe e departamento. Ao criticar um colega, você também está se criticando, por que todos trabalham juntos pelas metas e objetivos. Por isso, devemos ser respeitosos e sensíveis, abordando a pessoa de maneira cordial e voluntária.
Além disso, é muito importante saber reconhecer o trabalho e esforço da pessoa. Destacar as virtudes e capacidades desse colega fará com que ele se sinta motivado a continuar o trabalho e enfrente positivamente os obstáculos no caminho.
Quando a pessoa criticada for um superior (chefe, gerente ou supervisor) a atenção deve ser duplicada. Escolha adequadamente suas palavras
e não olhar para a pessoa de maneira altiva ou desafiante. Do outro
lado, se a pessoa for uma subordinada, o respeito mantido deve ser o
mesmo. A crítica não é apenas apontar erros, mas também indicar alternativas e explicações.
Por último e também muito importante: a pessoa que foi criticada tem o direito de se explicar,
discordar e argumentar a situação. Se você não concorda, então se
coloque no lugar do outro. O que faria se seu esforço fosse alvo de
críticas? Tenha sempre humildade, por atividade e respeito para com seu
esforço e o dos outros.
Autor:
Universia Brasil
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