Críticas são difíceis de receber. Não é fácil ouvir de um gestor que o seu trabalho não está tão bom ou que você precisa mudar algum aspecto da sua personalidade. Por mais bem intencionada que a crítica seja, você precisa saber como fazê-la ser recebida de forma positiva.
Confira abaixo 4 dicas para fazer críticas de forma positiva:
1. Tenha um objetivo
Ao fazer uma crítica, você precisa ter um objetivo. Pergunte a você mesmo o que quer alcançar com essa crítica e se ela vai ser benéfica para o funcionário. Se a sua crítica é algo que não vai influenciar o trabalho de outra pessoa, não faça.
2. Crie um ambiente neutro
Você precisa criar um ambiente neutro para fazer a sua crítica. Evite comentários embaraçosos na frente de outros funcionários e compartilhe experiências de erros bobos que você cometeu na sua própria carreira. Assim, o funcionário criticado poderá se relacionar com a sua humanidade e entenderá que a sua crítica é bem intencionada.
3. Seja breve
Seja breve quando fizer uma crítica. Você deve evitar discursos longos e ser objetivo com o funcionário criticado. Quanto mais você falar, mais difícil será memorizar os pontos importantes da conversa.
4. Explique o seu objetivo
Depois de saber exatamente qual é o objetivo da crítica, explique ao funcionário como isso vai ajudá-lo a alcançar seus próprios objetivos. Se esse trabalhador tiver metas e objetivos em sua carreira, será fácil para ele ouvir a crítica e saber que ela vai incentivá-lo a ser um profissional melhor.
Autor:
Universia Brasil
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