A comunicação está presente em todos os dias da vida. Mesmo que o ser
humano considere-se completamente independente, haverá um momento em
que ele precisará estabelecer um canal para trocar informações com outra
pessoa. E quando estamos dentro de uma empresa, exercendo nossas
atividades diárias é inconcebível pensar que a comunicação será um
"elemento dispensável" e que obteremos êxito ao apresentarmos obstáculos
diante dela. Logicamente, há pessoas que possuem mais facilidade de
trocar informações com seus pares, enquanto que outras consideram essa
prática irrelevante. Se assim o fosse, não ouviríamos tantos
profissionais questionarem: "Por que nunca sou compreendido?". Seguem
abaixo, dez bons motivos para você trabalhar a comunicação interpessoal,
ou seja, aquela que é estabelecida diretamente com as pessoas do seu
convívio.
1 - Novas culturas - Estabelecer a comunicação
interpessoal não significa apenas trocar vocabulário com outra pessoa.
Vai muito além, pois a partir do momento em que você estabelece a troca
de informações tem a oportunidade conhecer fatos culturais que, talvez,
você jamais chegue a vivenciar.
2 - Aprendizagem - Se você está aberto para se
comunicar, prepara um campo aberto para receber o aprendizado. E,
diga-se de passagem, que o processo de aprendizagem é bilateral, pois
quando os indivíduos dizem sim para a comunicação interpessoal o fluxo e
a riqueza de informações torna-se muito mais relevante.
3 - Paradigmas - Se o aprendizado chega através da
comunicação interpessoal, você se torna mais suscetível a quebrar
paradigmas que foram formados ao longo de toda a sua vida. Longe aqui de
afirmar que "A" ou "B" tem razão sobre determinado assunto, mas me
refiro à importância da pessoa está pronta para mudar, para evoluir,
conhecer novos caminhos que podem levá-la a horizontes jamais pensados.
4 - Inibição - Quem já não ficou quieto, quando teve
oportunidade de pronunciar-se? São milhares de profissionais que deixam
de apresentar suas ideias, defender seus posicionamentos em reuniões e
mostrar o quanto podem ser valiosos à empresa, mas ficam paralisados no
momento de abrir a boca. Quem exercita a comunicação interpessoal ganha
mais confiança e se sente mais seguro, uma vez que perceber que falar
faz parte do contexto social em que está inserido.
5 - Networking - Não peço que você saia falando
"pelos cotovelos", mas a prática da comunicação interpessoal é um dos
caminhos para ampliar a rede de relacionamentos e até mesmo uma boa
oportunidade para fazer novas amizades.
6 - Sentimentos - A comunicação interpessoal não é
assinalada apenas através das palavras, mas também da entonação da voz,
dos gestos que a pessoa articula enquanto conversa com seus pares. Ou
seja, é um conjunto que quando somados chega a revelar até mesmo se a
pessoa está zangada, triste ou feliz. Por isso que mesmo com o avanço da
tecnologia, a importância da comunicação face a face não perdeu e nem
perderá seu valor para o ser humano.
7 - Eu existo - Seu gestor possui inúmeras
atribuições. Se você é daqueles que agradece aos céus porque seu líder
não o chama para conversar, é bom rever sua postura. Se seu líder não
vai até você, quando houve necessidade vá a ele. Não fique apenas no
anonimato, fazendo o trivial. Mostre-se à empresa e isso acontece quando
você diz para o líder, eu existo.
8 - Conflitos - A comunicação interpessoal torna-se
uma aliada fundamental na resolução e até mesmo na ‘profilaxia' dos
conflitos organizacionais. Inúmeros são os casos de profissionais que
criam situações conflituosas porque se negam a dedicar dez minutos do
dia para trocar ideias, desfazer equívocos e chegar a um denominador
comum em benefício das partes envolvidas e até mesmo do clima
organizacional.
9 - Desempenho - Quando a comunicação interpessoal é
valorizada e praticada no ambiente corporativo, as pessoas melhoram o
desempenho porque passam a se conectar melhor na busca pela obtenção de
resultados. Não se concebe a ideia de uma equipe eficaz que preze pelo
silêncio.
10 - Autoconhecimento - Outro benefício gerado ela
comunicação interpessoal é que ela serve de termômetro para que o
profissional saiba como os outros o percebem. Isso se torna relevante
principalmente para o desenvolvimento das competências comportamentais.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Dicas/8966/10-razoes-para-investir-na-comunicacao-interpessoal.html
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