Participar ou ser vítima de fofocas no trabalho é prejudicial para sua
reputação profissional. Confira algumas dicas de como lidar com esse
problema
Para muitas pessoas
os rumores e fofocas são práticas comuns, tanto no ambiente pessoal
como no profissional. Porém, esse costume pode ser muito nocivo e
arruinar sua carreira.
Em uma pesquisa realizada com mais de 1.500 empregados de todo o mundo,
três em cada cinco trabalhadores mencionam a fofoca como um dos
aspectos mais prejudiciais do trabalho, mas apenas 8% deles se queixam sobre esse costume de forma aberta.
Segundo um estudo feito por uma empresa de consultoria espanhola, os boatos figuram como um dos fatores mais desmotivacionais no ambiente de trabalho, acima de salários baixos e falta de reconhecimento. A pesquisa revelou que a fofoca é um costume comum tanto para homens e mulheres. Os principais tópicos comentados são aspectos profissionais, como erros ou incompetência, e questões pessoais, como fracasso conjugal e aparência física.
Os rumores começam, normalmente, a partir de erros mínimos cometidos pela vítima e também de mentiras feitas pelos formadores de opinião dentro do escritório.
Uma vez que surge, o comentário se desenvolve como uma bola de neve,
que vai se preenchendo com mais comentários maldosos e mentiras. De uma
hora para outra, a imagem do profissional é completamente comprometida e afetada pelos boatos provocados pelos colegas.
Especialistas dizem que a melhor maneira de lidar com esse problema
é fazer uma “confrontação diplomática” e decidir enfrentar pessoalmente
o agressor ou causador da fofoca. A vítima não deve buscar a aprovação
de toda a equipe e sim, focalizar-se no principal responsável pelo
boato. Os resultados da pesquisa realizada pela consultoria mostram que
apenas 34% dos entrevistados estavam dispostos a tomar essa atitude.
Para que essa iniciativa funcione, é necessário que seja feita de maneira inteligente e delicada. Além disso, assim que perceber comportamentos,
comentários ou reações estranhas entre seus colegas, a pessoa deve
procurar agir, antes que o boato corra para níveis superiores e denigra a
imagem frente a chefes e gerentes, sendo mais difícil de resolver.
Autor:
Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário