domingo, 19 de janeiro de 2014

5 motivos para pensar antes de dizer qualquer coisa


Costuma falar por impulso e depois se arrepender? Confira 5 motivos para abandonar esse hábito

Quantas vezes você já se pegou falando algo que não devia quando era tarde demais para corrigir seu ato? Pois é, esse erro não só é grosseiro como pode acarretar na perda de diversos relacionamentos por parte de quem os comete. Confira, a seguir, 5 motivos além desse para deixar de falar por impulso e melhorar a sua comunicação com as pessoas: 

1º motivo: Você tem certeza daquilo que está ouvindo?

Não, nós não estamos chamando você de surdo: acontece que, algumas vezes, algo pode ser dito com uma intenção, mas, dependendo do tom de voz, acabar tomando uma proporção completamente diferente, gerando discussões por motivos que na verdade nem existem. Por isso você deve avaliar o contexto antes de rebater qualquer coisa que lhe soe mal.   

2º motivo: Indelicadezas

Quando falamos sem pensar, não é raro que sejamos diretos até demais, falando grosseiramente de assuntos delicados e entristecendo pessoas que amamos. Evite isso pensando um pouco no que vai dizer e de que forma será dito.   

3º motivo: Você realmente tem algo a dizer?

Muitas pessoas acabam falando simplesmente para evitar momentos de silêncio por pensarem que assim serão mais sociáveis. Não seja mais uma dessas pessoas. Acredite: às vezes é melhor ficar quieto do que falar besteiras.   

4º motivo: Estou passando a imagem certa?

Você já parou para pensar se quando você fala passa a impressão que gostaria? Antes de dizer qualquer coisa, pense no tom de voz que você empregará, em que momento isso seria mais bem dito, etc. Dessa forma, você garantirá que o receptor da mensagem a entenderá da forma como você gostaria que ela fosse compreendida.   

5º motivo: Quais palavras você usará?

Existem várias formas diferentes de dizer uma mesma coisa, e essas formas estão diretamente relacionadas à escolha das palavras que você usará na sua frase
Fonte: Universia Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário