A palavra 'responsável' é a mais utilizada pelos profissionais
brasileiros no LinkedIn em 2013. A rede divulgou, nesta terça-feira
(11), as palavras e as expressões mais utilizadas nos perfis
profissionais neste ano. Globalmente, 'responsável' também foi a mais
lembrada entre os 259 milhões de usuários no mundo.
Este é o quarto ano consecutivo que a rede profissional divulga a lista
das palavras-chave mais empregadas nos perfis. Comparado aos anos
anteriores, os chavões têm variado em termos de popularidade. Na
pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi 'experimental', já em 2011, o
termo foi 'multinacional'.
A expressão 'estratégico' ficou com o segundo lugar. Já
'multinacional', que liderou o ranking em 2011, ficou com a terceira
posição. 'Dinâmico' ficou com o quarto lugar, e 'organizacional' chegou
na quinta posição. Completam o ranking das 10 palavras: especialista,
criativo, eficaz, inovador e competitivo.
“Construir uma marca profissional é um importante passo para ter
sucesso no trabalho”, diz Nicole Williams, especialista em carreira do
LinkedIn.
Segundo Williams, ser parecido com todos não vai garantir um destaque
entre os profissionais que competem por uma oportunidades.
“Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem realizado em sua
carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio de fotos,
vídeos e apresentações em seu perfil que demonstre o seu melhor
resultado. Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou
estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”,
acrescenta.
Destaque na rede
Considerar o oposto:
Um dos jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma
palavra para definir marca profissional é considerar o antônimo. No caso
de 'eficaz', o oposto é 'ineficaz'. Todo o perfil pode mostrar que o
profissional é responsável e eficaz sem ter que incluir chavões.
Vincular a um resultado: Conecte
habilidades a um resultado específico que demonstre sua competência.
Para palavras como 'inovador', 'estratégico' e 'criativo', é importante
ter um exemplo do trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou
apresentação, para dar aos outros uma visão do talento.
Permitir que os outros confirmem por você:
Uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar
recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando o
profissional estiver em busca de recomendações, é importante pedir para
que a conexão fale especificamente sobre a competência que que desejar
enfatizar e para conectá-la a um resultado que este colega de trabalho
já tenha testemunhado.
Usar linguagem ativa:
Melhor do que dizer que é responsável por algo, é demonstrar como essa
responsabilidade entregou resultados. Por exemplo, é possível substituir
“responsável por mídia social” por “a meta de crescimento de dez vezes
na audiência da mídia social para a marca foi alcançada sob minha
supervisão” e fornecer material visual para mais demonstrações.
Usar o vocabulário da sua indústria: É
importante selecionar as palavras certas para oportunidades
específicas, se espelhando na linguagem das empresas desejadas.
Pesquisando as empresas que pretende trabalhar, é possível encontrar o
tom certo para incorporar no perfil. Se o profissional não tiver certeza
sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência
profissional ou precisa alterar um de seus chavões, ele pode consultar a
página da empresa desejada e selecionar algumas palavras.
Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário