A convivência no ambiente de trabalho depende muito do comportamento de
seus colegas e superiores. Se você anda tendo problemas, veja maneiras
simples e civilizadas de resolvê-los
A convivência no ambiente de trabalho nem sempre é tão simples
e confortável como deveria. Existe uma série de problemas que pode
causar um clima tenso no escritório, mas se você souber como se
comportar, todos eles podem ser resolvidos. Lembre-se de que quanto menos atrito você tiver com os seus colegas e superiores, mais prazeroso será o seu dia de trabalho.
Confira a seguir os problemas que podem existir num escritório e como resolvê-los de maneira diplomática:
1 - Fofocas
É difícil encontrar uma empresa onde ninguém fale sobre a vida alheia.
Isso é comum, mas você deve resistir aos impulsos de se juntar aos que
costumam participar dessa prática. Esse tipo de comportamento apenas
encoraja seus colegas de trabalho a perderem tempo. Fofocar não é uma atitude positiva para construção da confiança com os colegas de trabalho. E tenha certeza: se uma pessoa fala mal de outra para você, certamente falará mal de você para outras pessoas.
2 - Redes sociais
Em geral elas não deveriam ser um problema, mas se você prefere manter
os colegas de trabalho e superiores afastados do seu perfil na rede
social, isso pode se tornar um assunto delicado. Não é nenhum erro
querer separar vida pessoal e profissional, uma vez que o acesso aos
seus perfis pode gerar desconforto pra você. Portanto, se a sua decisão for não adicionar colegas de trabalho nas redes sociais, não abra exceções. E, na primeira oportunidade, comente isso com os seus colegas. Isso vai evitar desconforto.
3 - Roupas
Em geral, os ambientes de trabalho possuem um código de vestimenta
bastante definido. Contudo, a fiscalização desse código não costuma ser
tão rigorosa quanto deveria. Se você é do tipo que procura se manter
dentro dos padrões, a violação desse código pode ser bastante irritante e
até injusta. Caso essa situação esteja incomodando demais, uma boa
alternativa é conversar com o departamento de Recursos Humanos e pedir
que as regras sejam reforçadas com os seus colegas.
4 - Crédito pelas ideias
Se seus superiores ou colegas de trabalho estão sempre levando crédito pelas ideias que você sugere,
talvez seja hora de propor uma conversa mais séria. Diga a eles como
você se sente desconfortável com a situação e sugira uma solução, como
uma sessão de brainstorm.
Se nem isso resolver o problema, talvez buscar outra companhia seja a
melhor alternativa. Lembre-se de que profissionais sérios não querem o
crédito pelo trabalho alheio. Se a ideia veio de você eles simplesmente
reconhecerão isso.
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