Comunicação é uma das chaves mais importantes para qualquer tipo de conquista na vida. Seja para alcançar um objetivo pessoal ou profissional, saber como passar suas ideias a outras pessoas e como manter contato de maneira eficiente é essencial. Se você deseja aprender de que maneira pode quebrar algumas barreiras que interferem na sua comunicação, algumas dicas simples podem ajudar.
Confira 3 dicas para se comunicar de maneira eficiente:
1. Tente usar frases na primeira pessoa
Para que você possa fazer com que os outros participantes de uma conversa realmente entendam o que você quer dizer, tente utilizar frases na primeira pessoa, ou seja, inicie-as com “eu”. Dessa forma, você deixa claro que está mostrando um ponto de vista próprio e facilita que as pessoas enxerguem o que você deseja passar com suas palavras.
2. Faça questões que possibilitem respostas abertas
Fazer questões é sempre uma boa alternativa para manter uma comunicação eficiente. Porém, para garantir que a outra pessoa possa realmente ter a oportunidade de falar o que pensa, certifique-se de que suas perguntas permitem respostas abertas, ou seja, que não possibilitam apenas respostas curtas com “sim” ou “não”, por exemplo.
3. Livre-se de seu orgulho
Uma das maiores barreiras da comunicação é deixarmos que o orgulho esteja no comando de nossas ações, fazendo com que não digamos coisas que deveríamos falar. Sendo assim, procure deixar esse sentimento de lado e não tenha receio do que podem pensar sobre você.
Fonte:
Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário