Manter
os funcionários motivados é o maior interesse de 10 entre 10 gestores.
No entanto, nem todas as práticas de motivação são verdadeiras. Confira
os maiores mitos sobre o assunto
Um dos tópicos mais frequentes
quando se trata de empresas e equipes de trabalho é a motivação. Um
funcionário – ou uma equipe – pode se sentir desmotivado pelos mais diversos motivos, como o salário, a quantidade de trabalho e até mesmo a infraestrutura oferecida pela empresa.
Para evitar esse tipo de problema os gestores trabalham constantemente
com conceitos de motivação e incentivo. Mas será que todas as coisas que
ouvimos sobre isso são verdadeiras? Confira quais são os 10 maiores
mitos sobre a motivação de colaboradores:
1. O dinheiro é o melhor motivador
O mito de que pagamentos altos são a melhor maneira de motivar um
colaborador persiste, em parte, porque é um problema fácil de ser
resolvido do ponto de vista da gestão. Entretanto, aumentos no salário
não são mais uma solução de longo prazo, especialmente para problemas
motivacionais. Em alguns meses os trabalhadores encontram em que
investir esse dinheiro e o descontentamento volta a surgir.
2. Todos os funcionários querem o mesmo tratamento
Embora os gestores acreditem que todos os funcionários mereçam ser
tratados da mesma maneira, esse comportamento, em geral, não agrada os
colaboradores. O ideal é que os gerentes reconheçam quais são os pontos
fortes e fracos de cada um dos seus funcionários e, a partir daí,
desenvolvam um método para lidar com cada funcionário individualmente.
3. Progresso não é importante
Quando se trata de motivar funcionários, grande parte dos gestores
coloca como prioridade práticas como reconhecimento pelo trabalho ou
mesmo uma relação saudável com os gestores. No entanto, os funcionários
prezam mais pelo progresso na carreira do que pelo reconhecimento.
4. Internet afeta a produtividade
Uma das máximas da gestão de funcionários é que trabalhadores felizes
são mais produtivos, mas ainda hoje os empregadores esquecem que passar
um tempo na internet pode contribuir para a felicidade dos funcionários e
proíbem o uso desse recurso. Porém, uma série de estudos já comprovou
que a internet, na verdade, é capaz de melhorar em 20% a capacidade de
concentração dos seus funcionários, além de aliviar a exaustão e o
tédio.
5. Colaboradores inteligentes não precisam ser motivados
O mundo seria perfeito se a inteligência viesse acompanhada de
motivação, mas na prática não é assim que as coisas funcionam. Um
talento nunca deve ser desperdiçado, portanto, é necessário dedicar
atenções especiais mesmo ao mais inteligente, criativo ou produtivo dos
funcionários. Se o trabalho dele está dando resultado, é melhor não
arriscar deixá-lo desmotivado.
6. Funcionários devem estabelecer seus próprios objetivos
Embora dar aos funcionários a chance de criar seus objetivos dê aos
chefes uma ideia de quão comprometidos eles estão, deixar essa tarefa
nas mãos deles não é uma atitude motivadora. Os funcionários devem ter o
tempo e as habilidades necessárias, mas também precisam do apoio da
companhia e devem ser direcionados. Dessa maneira as expectativas ficam
alinhadas e a relação não decepciona nenhum dos lados.
7. Toda motivação é criada igualmente
Da mesma maneira que os funcionários não querem ser tratados igualmente
entre si, tentar motivá-los usando as mesmas técnicas tende a ser uma
tentativa falida. É preciso reconhecer quais são as deficiências de cada
um dos funcionários e trabalhar nelas individualmente. Em muitos casos o
reconhecimento vale mais do que um aumento de salário, por exemplo. Já
em outros, um funcionário quer só mais liberdade para estabelecer sua
rotina, enquanto o outro precisa de acompanhamento constante.
8. Esconder notícias ruins é melhor para a motivação
É natural que as organizações tentem esconder os resultados negativos
para que os funcionários não percam o interesse em trabalhar.
Entretanto, os funcionários não vivem em outra dimensão e são
perfeitamente capazes de ler o cenário da empresa e tirarem suas
próprias conclusões. Mais cedo ou mais tarde eles saberão o que se
passa, então o ideal é que a informação chegue cedo, por meio da própria
empresa. Dessa maneira eles se sentirão incentivados a buscar
resultados melhores.
9. A motivação resolve tudo
Por
mais importante que seja ter equipes motivadas, com membros que tenham
interesse em fazer o trabalho dar certo, é um erro pensar que investir
simplesmente em motivação vai resolver todos os problemas da empresa.
Uma boa parte da motivação dos funcionários é construída a partir de
boas condições de trabalho. O melhor é investir nesse aspecto.
10. Qualquer pessoa pode se motivar em qualquer emprego
Para se sentir feliz em trabalhar em certa área a pessoa precisa se
identificar. Em muitos casos os funcionários estão apenas “aguardando
ofertas melhores” e acabam se sentindo desmotivados por terem que
cumprir as funções determinadas. No entanto, se não houver interesse por
parte do colaborador, dificilmente a situação terá resultados bons.
Fonte: Universia Brasil.
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